Apoios

Apoios

domingo, 15 de novembro de 2015

A minha primeira semana em Iten - Quénia

Iten - Home of Champions Com partida às 13h30 do dia 10, mal sabia o quão dura seria esta minha viagem. Pensei para mim: "já viajei pela Europa, esta será só mais duas juntas numa só". Tive pela frente 8 horas de avião até ao Dubai, que acabaram por ser agradáveis, pois vi três filmes e ainda ouvi música... Agora, as 9 horas que fiz de escala no aeroporto é que foram mais difíceis. Percorri todas as lojas do aeroporto duas vezes! 10h da manhã do dia seguinte, avião para Nairobi. Sorte a minha que tinha os dois lugares ao meu lado disponíveis e consegui deitar-me e recuperar algumas horas de sono da escala que tinha feito. De Nairobi apanhei outro avião para Eldoret. Foi levantar voo, comer uns snacks oferecidos pela companhia e aterrar. Até aí tudo bem, mas... quando cheguei não tinha ninguém à minha espera no aeroporto! Lá estive a tentar resolver o atraso ou esquecimento do transporte fazendo contactos em Portugal e finalmente chegou um táxi amarelo. A conduzir do lado esquerdo como em Inglaterra, numa noite cerrada e a chover bastante, nunca pus a minha vida tão em risco no trânsito! Aquela má disciplina que pensava que só via nos filmes é pura realidade! Ultrapassar pelo lado errado, cruzamentos em que entram carros de todas as direcções, motas com 3 ou mais passageiros... uma loucura, portanto! Cheguei já tarde a Iten - onde passarei as próximas semanas - e felizmente receberam-me muito bem. Até o jantar já me esperava, mesmo depois da hora prevista! Ainda encontrei a pessoa que me desafiou para esta aventura - o meu amigo de Inglaterra Charlie Grice, que conheci em 2010 no Europeu de Juniores. Combinámos o treino do dia seguinte e fui descansar. Primeiro treino, em jejum, às 7h45 da manhã, qualquer coisa como 4h45 em Portugal.

Lá fomos nós fazer um treino ligeiro para nos adaptarmos à altitude (2400m). Foi por caminhos de terra batida, junto às culturas dos Quenianos, passámos por várias crianças que, em vez de estarem na escola como uma "criança normal", estavam a pastar as vacas, ovelhas ou simplesmente a brincar no meio da rua... descalços. Pensamos para nós mesmos "coitadas das crianças que vivem em extrema pobreza e não têm as melhores condições de vida" mas, de repente elas começam a acenar-te, com um sorriso na cara, dizem algumas palavras em inglês (how are you?) e ainda começam a correr ao nosso lado, descalças e felizes da vida! No sábado, fomos fazer um treino específico na pista de terra batida e a caminho dela uns miúdos começaram a correr ao nosso lado. Reparei que um deles vinha de sandálias, mas mais à frente, já junto à pista, ele já as tinha tirado! Para ele era mais confortável correr descalço... aparece um ainda mais pequeno e fez uns meros 10m ao nosso lado, mas o miúdo devia de ter uns 2 ou 3 anos, no máximo! A altura dele dava um pouco acima do meu joelho só... e eu a ver aquelas crianças crio uma grande simpatia e devolvo-lha com sorrisos.

Isto tudo para dizer que já levo uma grande lição de vida durante a primeira semana. Isto é saber ser feliz com o que temos! Eles mal conhecem outra realidade e são felizes, e nós que temos tudo e mesmo assim será precisamos de mais? Será que somos assim tão gananciosos ao ponto de não saber viver, não saber ser feliz? O que posso dizer mais sobre esta semana é que está a ser um grande desafio comunicar correctamente com os ingleses, mas eles têm sido super acolhedores e têm-me deixado super à vontade. Já fiz novos amigos e temos treinado todos em conjunto.


Passo o tempo a treinar ou a descansar, tenho o meu spot favorito numa cadeira junto à piscina onde consigo estar na internet para me actualizar e comunicar com família e amigos, e há tempo também para grandes competições de ping pong!
A comida é um pouco diferente, não consigo descrever exatamente, mas tenho conseguido apreciar e até já estou a habituar-me.


Acabou assim uma semana com um treino longo esta manhã e com uma tarde muito competitiva de ping pong, para a semana vou tentar fazer mais um resumo desta grande experiência de vida!!! Bons treinos, um abraço diretamente de Iten - Quénia