Apoios

Apoios

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Font-Romeu 2016 - 1ª semana

A nossa semana começa assim a uma 3ª feira dia 26 abril, numa manhã fria mas com o céu limpo e sol. Combinei um treino com uns colegas ingleses no Lago de Matemale, colegas que conheci enquanto estive no Kenya. Eles também cá estavam mas infelizmente era o último dia deles. Nós estamos numa pequena localização chamada de Bolquère (1800m de altitude), ao lado da vila de Font-Romeu, mas para o lago de Matemale (1500m de altitude) precisamos de fazer uma viagem de aproximadamente 15min de carro, tem um percurso fantástico de 9km muito plano onde nós gostamos muito de fazer os treinos longos, decidimos assim fazer um treino ligeiro para iniciarmos a adaptação aos poucos à altitude. 
Encontrá-mo-nos com os meus colegas, Theo, Henry e Adelle. Foi realmente engraçado o reencontro aqui depois de ter estado no Kenya em Novembro e desde essa altura que tivemos as provas de pista coberta e nunca nos chegámos a cruzar em nenhuma prova. 



Para o treino só fui eu e o Samuel Barata, o Edu e o Freire foram só caminhar junto ao lago, e fomos então num ritmo tranquilo e a falar sobre as provas de pista coberta… A Adelle tinha estado no Mundial de Pista Coberta e falou-nos sobre a experiência fantástica que tinha sido, o Henry infelizmente esteve lesionado e não fez muitas provas e o Theo que acompanhou o treino de bicicleta teve uma época de pista coberta razoável. Falámos sobre as próximas provas e em principio o Barata irá se encontrar com o Henry numa competição no final de maio, o que é sempre positivo pois é importante haver alguém conhecido nos meetings internacionais. Tirámos uma foto de grupo final e voltámos a nossa casa. 
Da parte da tarde tínhamos compras para fazer, fomos até ao Lidl que fica depois de Font-Romeu numa localização chamada de Égat, e dali fomos até um dos pontos mais altos onde treinamos, Roc de La Calme (2213m de altitude) para uma caminhada. Ambientar-mo-nos e sentir a paz que este lugar nos oferece, do topo da montanha é no mínimo reconfortante e inspirador. Dali conseguimos vislumbrar uma cadeia montanhosa que nos circunda criando um ambiente fantástico! Andámos pelos caminhos de La Calme por volta de 3h e no final já no topo e com algum frio aproveitámos para fazer um “sku” pela pista de ski até junto do nosso carro, aproveitando o resto da neve que ainda havia para nos divertirmos um pouco. 

No dia seguinte, 4ª feira, fizemos um treino ligeiro da parte da manhã até à pista que pertence a um Liceu, onde também alguns atletas ficam alojados, fica entre a vila de Font-Romeu e onde estamos hospedados, demoramos cerca de 10min até lá chegar e depois acabamos o resto do treino às voltas num percurso onde intercalamos as voltas à pista com dois campos de relva. Nesse dia reconhecemos de imediato bastantes atletas que já tinham estado cá o ano passado pela mesma altura, desde franceses, belgas, argelinos entre outros… Regressámos a casa para preparar um almoço especial, pois convidámos os donos para almoçar connosco, já que nos receberam tão bem nós queríamos retribuir de alguma maneira. Eu fiz a minha especialidade, salsichas frescas enroladas em couve lombarda com chouriço aos bocadinhos, uma salada de repolho misturado com repolho roxo, acompanhando com uma massa esparguete. Nas compras do dia anterior não reparámos no tipo de chouriço que comprámos e quando fomos a provar da panela estava bastante picante, “chorizo extra fort” dizia a embalagem! Recebemos os donos e avisámos logo sobre este pequeno incidente, mas pelos vistos o sr. André até gostava de picante, e a senhora Beatriz não se importava muito com isso. Á mesa, conversámos sobre muita coisa e foi bastante engraçado porque a Beatriz só falava francês e algum inglês, o que combinava com o francês do Barata e o meu inglês, o André só falava francês e catalão que todos percebiam qualquer coisa mas depois falar era mais difícil, o Edu e o Freire também diziam algumas coisas e perguntavam o significado de outras a mim e ao Barata. No final de tudo, os senhores convidaram-nos para na semana seguinte ir até a casa deles comer um bacalhau que ela comprava fresquinho numa peixaria numa localidade próxima. 
Da parte da tarde fomos a correr até a um percurso perto da nossa casa, chamado Pyrénées 2000 (1700m de altitude), vamos no início sempre a descer um pouco voltamos a subir, mas é um percurso agradável de se fazer por ser sempre em terra batida.

Na 5ª feira, acordámos com um nevão a cair sobre a casa, o jardim em frente e tudo por ali estava branquinho, a árvore com uma camada bastante grande de neve parecia que tinha saído dos filmes, um cenário incrível. 



Então decidimos voltar ao lago de Matemale por não ter tanta altitude e onde não havia tanta neve nas ruas para que pudéssemos correr. Mesmo assim nevava por lá, fazia um frio de cortar as orelhas e nós lá fomos de impermeáveis e gorros, até as luvas que tínhamos não eram suficientes, eu fiquei um pouco mal disposto e cheio de frio e acabei por não fazer tanto tempo como eles, enfiei-me dentro do carro e vesti logo um kispo dos grossos para aquecer. Da parte da tarde fizemos mais um treino até à pista e voltámos para casa. O Edu para o jantar fez a sua especialidade, um frango assado no forno, acompanhado por umas batatinhas também no forno. O único problema é o tempo que demora para confeccionar o seu frango. Tempera o frango de uma maneira que fica mesmo no ponto, quando o tira do forno até vem água à boca só pelo cheiro, mesmo muito bom, e claro acompanhado de uma saladinha de repolho novamente, são dos legumes que trouxe dos meus pais e que se aguentam em bom estado durante mais tempo, aconselho salada de repolho a quem nunca provou. Cortar fininho e temperar com azeite e vinagre, simples! :) 
 
Na 6ª feira eu e o Barata tínhamos no nosso planeamento de treino séries longas na pista, a um ritmo ainda moderado mas que necessitávamos de as fazer para ambientar-mo-nos mais rapidamente à altitude. Estava bastante frio e depois do aquecimento lá começamos nós a fazer o treino, fiz a primeira série com o Barata, mas com o frio que estava comecei a ficar muito contraído e quando fomos para fazer a próxima acabei por encostar passados uns metros, ressenti-me um pouco da lesão que tinha contraído 2 semanas antes, não foi nada de especial, mas para prevenir e não piorar a situação decidi então parar. O Barata acabou por fazer um grande treino sozinho e eu ser o “Cameraman” e tirar-lhe algumas fotos. 



Da parte da tarde, fiquei por casa em repouso enquanto eles foram para mais um treino ligeiro, e à noite o Barata fez uma das suas especialidades, uma lasanha de carne picada com arroz com umas rodelas de salame por cima, estava delicioso também! Nós temos aqui 3 chefes que cozinham cuidado, só o Samuel Freire é que não está tão à vontade para cozinhar, mas dá uma ajuda a lavar e limpar a loiça e assim, por isso as tarefas estão sempre distribuídas por todos e todos nós nos ajudamos uns aos outros, só assim é que o estágio funciona da melhor maneira e o espírito de camaradagem sobressai! 
Dia de jogo entre o Benfica e Guimarães e aqui estamos divididos, eu e o Barata pelo Benfica, o Edu e o Freire pelo Sporting, claro que eles queriam que nós perdêssemos. Uma rivalidade saudável que não interfere na nossa amizade e no respeito entre nós.

No sábado o Edu e o Freire foram fazer séries à pista e o Barata acompanhou-os no aquecimento, eu voltei a fazer repouso. Quando eles chegaram, o Freire que é cabo-verdiano vinha cheio de frio e a tremer, nós riamos bastante, porque ele não está nada habituado ao frio, nem mesmo nós estamos, mas aquela situação só nos dava para rir. 
À noite, assistimos ao jogo do Porto-Sporting e desta vez era eu e o Barata a querer um empate ou vitória do Porto, mas o Sporting lá ganhou para a felicidade do Edu e do Freire. 

No Domingo acordámos mais uma vez com neve e um frio "desgraçado". Eles optaram por fazer o treino longo da parte da tarde e descansar no quentinho de casa durante a manhã, acabámos por sair apenas para comprar pão e deu para sentir o vento e a neve que caía das árvores contra nós, um grande vendaval que se fazia sentir. Da parte da tarde lá foram eles para o treino longo mais uma vez no lago de Matemale enquanto eu tive de ocupar o meu dia aqui por casa, um pouco frustrado mas com a paciência suficiente para poder recuperar em condições, com a esperança de que conseguisse iniciar a próxima semana sem problemas nenhuns. A seguir ao jantar juntá-mo-nos para jogar ao Trivial Pursuit, um jogo que era novidade para quase todos nós e que nos ocupou bastante tempo sem darmos conta disso, bastante engraçado e ao mesmo tempo educativo! 

Assim terminámos uma semana de estágio, com alguns percalços para mim, mas que no geral está a decorrer bem. Temos um bom ambiente, pois somos tranquilos, divertidos e estamos focados nos nossos objetivos  e por isso predispostos a passar um mês a tempo inteiro, juntos. 
As saudades de casa já começam a crescer e este ano estamos muito mais a vontade, pois temos internet em casa, só de pensar que não temos de ficar ao frio no Liceu como no ano passado para apanhar internet e deixar mensagens para a família, agora podemos falar com quem está em Portugal quando queremos e mais à vontade.

Bons treinos, um abraço diretamente de Font-Romeu, Pirenéus. 


Font-Romeu 2016

Font-Romeu 2016
Depois da grande aventura e experiência no Kenya, a qual decidi fazer um resumo semanal a relatar todos os pormenores, chegou a altura de mais um estágio em altitude. Diferente em vários aspectos, mas que para mim já não são novidade (já é o meu 3º ano consecutivo por estas terras). Para ti que estás a ler pode vir a ser interessante, pois vais conhecer os nossos hábitos de treino, alimentação, locais por onde corremos e até algumas brincadeiras.
Tudo começou no planeamento desta aventura, ao tentarmos formar o mesmo grupo que o ano passado tinha vindo para Font-Romeu, depará-mo-nos com uma baixa, o Hugo Rocha não conseguiu conciliar o horário da faculdade com a nossa vinda, então procurámos um substituto e questionámos o nosso colega Paulo Pinheiro, que também já tinha mostrado interesse em realizar um estágio. Infelizmente lesionou-se e ficou por Portugal para poder recuperar junto da clínica do Benfica, pois nós aqui não temos fácil acesso a fisioterapia e massagens. No fim de contas pensávamos que só seriamos três: Eu, o Samuel Barata e o Eduardo Mbengani. Mas conseguimos falar com o Samuel Freire (colega de treino do Edu) que aceitou o convite para partir nesta aventura connosco.
No passado encontrámos casa através de uma agência e ficamos nas casas que tinham disponíveis, mas na verdade achámos sempre um pouco caras e sem as condições necessárias para uma estadia confortável. Este ano pesquisamos pela internet e fomos encontrar uma casa onde o Edu tinha ficado há 2 anos atrás, mas tinha perdido o contacto, felizmente os donos lembravam-se da estadia dele e foram impecáveis ao esclarecer todos os pormenores necessários. Marcámos o nosso check-in para dia 25 de Abril, pois havia algumas provas de estrada no fim de semana antes em que os meus colegas queriam participar (também como fonte de rendimento para ajudar a pagar as despesas com este estágio). Eu gostaria de ter feito uma Milha Urbana mas não foi possível devido a ter um pequena lesão que contraí durante a semana e não queria por o estágio em risco por não estar a 100% fisicamente.
O início desta aventura foi no dia 24 à noite numa prova em Gavião (Portalegre), na qual o Samuel Barata ficou em 2º lugar, seguido do Samuel Freire e em 5º ficou o Eduardo (mas já tinha ganho uma prova da parte da manhã). Dali seguimos até à Covilhã onde pernoitámos na casa do Samuel Barata. No ano anterior planeamos a nossa viagem de igual maneira, e mais uma vez a família do Barata foi 5 estrelas em nos acolher em sua casa.
Chega o dia da viagem, arrumámos o resto da bagagem e a comida que a mãe do Barata nos preparou, e saímos da Covilhã por volta das 9:30h em direcção à fronteira de Vilar Formoso, onde fizemos a primeira paragem para abastecer já em Espanha (com o gasóleo muito mais barato lá enchemos o depósito que deu para atravessar Espanha de uma ponta à outra). Fizemos a nossa segunda paragem naqueles parques de descanso das auto-estradas em Ávila, um pouco antes de Madrid e lá aproveitámos para esticar um pouco as pernas e comer uns bifes espectaculares com pão e umas batatas fritas, descansámos perto de 1h e seguimos caminho. O nosso GPS mandou-nos passar pelo norte de Madrid, ainda entrámos numas ruas dentro da cidade onde vimos uma das "portas de Madrid", ícone já conhecido de Madrid. Seguimos caminho por Zaragoza em direcção a Barcelona, com mais 3h de viagem fizemos outra paragem, desta vez mais curta para lanchar uma coisa rápida e aliviar as dores de pernas que já se iam acumulando de tanto tempo sentados. Antes de chegarmos a Lérida virámos em direcção a Andorra para fazer a nossa última paragem, já era perto das 23h locais e ainda conseguimos chegar a tempo para jantar no MacDonalds (este dia foi uma "miséria" no que diz respeito à alimentação), dali fomos atestar o depósito ainda em Andorra onde o preço do gasóleo chega ao ridículo de ser 40cent/litro mais barato do que em Portugal.
Demorámos mais 1h a chegar a Font-Romeu e lá fomos nós para a nossa casa. Encontrámos a casa num óptimo estado, bem equipada e limpa, o que nos poupou trabalho com as limpezas, os donos fizeram questão de deixar as camas prontas e toalhas ao nosso dispor, como um autêntico hotel, coisa que nos anos anteriores não aconteceu. Um bilhete de boas-vinda e ainda um cesto de fruta à nossa espera!
A aventura pelas montanhas dos Pirinéus começa aqui, fiquem atentos que brevemente haverá mais!
Bons treinos, um abraço directamente de Font-Romeu, Pirinéus.